Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1608 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Piauí > Coronel José Dias > Pontões do Boqueirão das Mulheres

Ampliar imagem Pontões do Boqueirão das Mulheres
Pontas do Mocó e do Lobo, do Leão-Marinho e Cabeça de Orfeu, no Boqueirão das Mulheres.
Foto: André Ilha
Pontões do Boqueirão das Mulheres
Cadastrada por: André Ilha, em 30-03-2022 às 17:20
Descrição: O Boqueirão (ou Baixão) das Mulheres é um dos diversos cânions que sulcam o maciço de arenito (e algum conglomerado) do Parque Nacional da Serra da Capivara. A exemplo dos demais baixôes, o Boqueirão das Mulheres conta com diversos sítios arqueológicos importantes, com pinturas rupestres e outros vestígios dos povos que ali habitaram no passado. Na Toca dos Coqueiros, por exemplo, foi encontrado um esqueleto humano datado de cerca de 9.000 anos atrás.
A rocha lembra bastante, em certos pontos, a das famosas escaladas do Elbsandsteingebirge, na Alemanha, com a presença de inúmeros pontões de pequeno tamanho e formatos variados. Aqui são apresentadas as vias de acesso a quatro desses pontões, que se encontram enfileirados: a partir do primeiro, a Ponta do Carrapicho, subiu-se os demais (Ponta do Cajueiro, Ponta do Domingos e Ponta do Caldeirão) em sequência, passando pelos colos entre eles e descendo-se de rapel de volta ao vale em galhos de grandes árvores. Mas seria possível subi-los individualmente, também.
Infelizmente não foram feitas fotos dessas vias.
As escaladas aqui foram feitas em uma viagem que contou com autorização expressa do Ibama, órgão que então geria o parque. Hoje deve-se consultar com antecedência a administração da unidade sobre a possibilidade de repetir essas ou outras vias no local.
Como chegar à base: Caminha-se facilmente até o Boqueirão das Mulheres a partir de Sítio do Mocó. Como, à época, não foi marcada a localização precisa dos pontões que foram escalados no Boqueirão das Mulheres, a indicação abaixo É APROXIMADA!
Coordenadas: -8.839946589412454,-42.56854299228269
Encontrou algo errado? Clique aqui